A melhor maneira de encontrar seu cliente é ser encontrado por ele

Reunimos aqui as melhores formas de “se mostrar” para os clientes:

# 1:  Folhetos, circulares & cartão: Ótimo custo-benefício e vai ajudar a espalhar você para clientes locais (perto de você). Certifique-se de que a sua mensagem nesses materiais é consistente em todos eles, que é fácil de encontrar informações, links de sites e números de telefone. Pense fora da caixa sobre lugares para deixar seus panfletos e cartões postais. Se você um centro de Yoga talvez seja interessante divulgar nos escritórios perto aulas especiais para profissionais logo ou antes do expediente.

1. Faça um material consistente (aparência e informações)
2. Mapeie os melhores lugares (estabelecimentos e ruas) e horários para entregar o seu material
3. Considere investir no treinamento de quem irá entregá-los, ou até em uniformes.

#2: Anúncios em classificados e em jornais locais: Talvez seja interessante lançar promoções ou simplesmente se posicionar como o especialista no seu ramo da sua região. Esses anúncios valem a pena caso tenham certa constância (1 a 3 vezes semanais por um período determinado). No entanto, podem pesar no orçamento. Uma boa opção é, dependendo do tamanho do veiculo, barganhar com serviços o preço sugerido.

# 3: Marketing/Parcerias Locais: Junto com os panfletos e cartões postais, considere com quem você pode se associar  Se você é um terapeuta pode ser interessante se alinhar com médicos e lojas de esporte da região.  Pense em quais parceiros locais podem lhe render clientes e como você pode ajudá-lo.

1.Defina o perfil de seu cliente (Idade, preferências e características)
2.Liste os possíveis profissionais/lugares que tem haver com seus clientes (lanchonete, estacionamento, livraria, ponto de ônibus e outros)
3.Mapeie os parceiros com o perfil acima perto de você
4.Ligue e agende uma reunião para conversar sobre uma possível parceria
5. Mãos a obra (aproveite para ser criativo)

# 4: Marketing Online: A presença online é o primeiro e fundamental caminho para divulgar seu negócio na web. No entanto é preciso saber como utiliza-la da forma correta. Vale a pena pesquisar mais sobre mídias nas redes sociais, ads e SEO em buscadores e sobre os agendamentos pela internet.

# 5:Presença Online: Qualquer pequeno negócio, que atualmente não tem uma presença online (site, redes sociais e outros), além de estar escondido de potenciais clientes, provavelmente recebe telefonemas desnecessariamente. Enquanto uma presença online efetiva requer um investimento inicial de tempo e dinheiro, a economia de tempo de um site bem concebido vale a pena. Considere opções como: site, redes sociais e agendamento online.

# 6: Encontros/Eventos: Já pensou em organizar pequenos eventos? Sediar uma abertura, reforma, promoção ou uma festa de aniversário ou qualquer outro tipo de festa que você pode pensar pode gerar muito “buzz” sobre seu negócio. É uma grande oportunidade para mostrar-lhes em torno do seu estabelecimento e apresentá-los aos seus serviços. Pense oferecendo prêmios de rifa, como aulas gratuitas ou coisas de valor.

1. Pense em uma data importante e de fácil adesão pelas pessoas (happy hours às        quartas e quintas são ideias)
2. Considere em disponibilizar comes e bebes de graça (parcerias, parcerias e parcerias!)
3. Convide amigos e espalhe a noticia (redes sociais, telefonemas, convite um-a-um…)
4. Peça uma pré confirmação pois diga que o evento é “limitado”
5. Faça algo que movimente a festa em torno de seu negócio (brincadeiras, promoções ou outros)

# 7: Programas de indicação: Crie um programa de indicação onde você recompensa seus clientes por recomendar de novos clientes. É muito importante pensar como você irá controlar e gerenciar as informações deste programa e certificar-se de treinar todos os seus funcionários. Outra dica, é testar este programa com poucos clientes inicialmente para evitar surpresas maiores. Assim você tem tempo de corrigir pequenas falhas que possam se tornar uma dor de cabeça.

# 8: Brindes / Ofertas: Pense em longo prazo. Isso pode, inclusive, significar a venda gratuita de um serviço, mesmo para novos alunos.  Considere fazer uma oferta nos sites de compras coletivas ou simplesmente uma ação temporal junto com as outras opções já destacadas (panfletos por exemplo).  No fundo, pense como poder motivar as pessoas e dar-lhes razões voltar depois que o negócio é feito.

#9: Outras Dicas: Avalie e estude também outras possibilidades: fachada do seu estabelecimento, carro, traseiras de ônibus, rádios locais, email marketing, mala direta…

ATENÇÃO
Agora, se você só aceita agendamentos/reservas pelo telefone, você só tem um canal de vendas o que pode se tornar um problema caso alguma dessas campanhas seja realmente um sucesso! Mesmo com todas os seus esforços a única maneira que um cliente pode marcar um horário com você é interrompendo o trabalho dele, pegando o telefone e discando o seu número.

Uma boa opção neste caso é considerar utilizar algum mecanismo de agendamento pela internet. Dessa forma, você abre um novo canal de vendas para um novo horizonte de potenciais clientes. Passando a agendar horários em tempo integral fora do horário comercial.

DICAS FINAIS

“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.” Philip Kotler

Outros fatores importantes:

  • Sempre defina claramente o objetivo de qualquer ação de marketing
  • Pense em como poderá  medir o efeito desta determinada ação para poder avalia-la
  • Faça as contas sempre. Mas mire no longo prazo!
  • Estude, pesquise e converse com especialistas. Assim você aumentar suas chances de sucesso.
  • Não tenha medo de testar e experimentar diferentes opções para divulgar seu produto.

André Rabelo – Founder do Cucco Agendamentos Online. Especializado em ajudar pequenas empresas à terem mais produtividade e vendas.

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