Qual a diferença entre logo, logomarca ou logotipo?
Vamos por partes! Primeiro, analisaremos estas palavras:
Logo: vem do grego logos, que quer dizer significado.
Marca: vem do germânico marka, que quer dizer significado.
Tipo: vem do grego “typos”, que quer dizer símbolo ou figura.
Símbolo: também vem do grego e é sempre algo que representa outra coisa (para alguém). No caso, os desenhos avulsos, utilizados na identificação das empresas, são símbolos. Ex: O “M” de McDonald’s e a maçã da Apple.
Em teoria, a palavra “logomarca” significaria “significado do significado”, portanto não faria muito sentido. Etimologicamente, o termo logomarca não estaria correto mas, na prática, não é bem assim que funciona.
Assim como existem várias corruptelas (deformação de palavras) em nossa língua, com Logomarca não seria diferente. Este é um termo que é bastante usado, inclusive por profissionais, que defendem que logomarca nada mais é do que a junção entre o símbolo e o nome da empresa. Esta mesma corrente de pensamento também afirma que Logotipo seria apenas a parte “escrita” da marca.
Porém, levando em conta a estrutura das palavras, esta é a definição correta dos termos: